VOCÊ NAO POSSUI O FLASH PLAYER
VOCÊ NAO POSSUI O FLASH PLAYER
 Digite seu email:
[Cadastrar] Remover
 

"É um processo informacional proativo que conduz à melhor tomada de decisão, seja ela estratégica ou operacional. É um processo sistemático que visa descobrir as forças que regem os negócios, reduzir o risco e conduzir o tomador de decisão a agir antecipadamente, bem como proteger o conhecimento gerado.

Esse processo informacional é composto pelas etapas de coleta e busca ética de dados, informes e informações formais e informais (tanto do macroambiente como do ambiente competitivo e interno da empresa), análise de forma filtrada e integrada e respectiva disseminação.

O processo de Inteligência Competitiva tem sua origem nos métodos utilizados pelos órgãos de Inteligência governamentais, que visavam basicamente identificar e avaliar informações ligadas à Defesa Nacional. Essas ferramentas foram adaptadas à realidade empresarial e à nova ordem mundial, sendo incorporadas a esse processo informacional as técnicas utilizadas: (1) pela Ciência da Informação, principalmente no que diz respeito ao gerenciamento de informações formais; (2) pela Tecnologia da Informação, dando ênfase as suas ferramentas de gerenciamento de redes e informações e às ferramentas de mineração de dados; e (3) pela Administração, representada por suas áreas de estratégia, marketing e gestão." (fonte: ABRAIC)

Na prática, a Inteligência Competitiva visa responder as questões sobre estratégia e posicionamento mercadológicos da sua empresa diante do ambiente competitivo: quem são seus competidores, quais suas estratégias atuais e futuras prováveis, quais seus pontos fortes e fracos (Análise SWOT), seu posicionamento mercadológico (4 Ps de Marketing), em que rumo o mercado segue, qual o posicionamento sua empresa deve ter a cada momento (defesa ou ataque) e quais estratégias devem ser tomadas para antecipar-se às ações da concorrência. Para proteger-se sobre as investigações da concorrência, as técnicas de Contra-Inteligência entram em jogo.

Imprimir   enviar para um amigo